1. Informação sobre o curso


Integrado na Iniciativa Novas Oportunidades, o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, com base nas experiências de vida de cada adulto inicia um processo que procura reconhecer e validar os saberes, e competências à luz de um Referencial de Competências-Chave, atribuindo ao adulto uma certificação de nível básico (certificado de qualificações correspondente ao 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico e diploma do ensino básico) ou de nível secundário (certificado de qualificações correspondente ao ensino secundário e diploma do nível secundário de educação).

O curso que agora se apresenta procura consolidar conhecimentos facilitadores de uma adequada intervenção dos Profissionais de RVC , e Formadores dos Centros Novas Oportunidades.
O presente curso, que decorrerá em regime de e-learning, será suportado pela plataforma Free Moodle.

1.1 Designação


Processo de Reconhecimento, Certificação e Validação de Competências

1.2 Duração


4 Semanas

1.3 Destinatários


Este curso destina-se a Profissionais de RVC e Formadores, que exerçam ou pretendam vir a exercer funções nos Centro Novas Oportunidades e que procuram aprofundar os seus conhecimentos no processo de balanço e certificação de competências de Nível Secundário.

1.4 Objectivo Geral


Capacitar a equipa técnico pedagógica dos Centros Novas Oportunidades de práticas adequadas ao Reconhecimento e Validação de Competências

1.5 Fundamentação Pedagógica do Curso


O curso deverá seguir um modelo construtivista, em que a aprendizagem decorre pela realização de actividades que vão ao encontro das necessidades profissionais dos formados.
A estrutura do curso encontra-se dividida por módulos, cujas temáticas em debate se vão tornando cada vez mais específicas atendendo às competências que se pretendem ver adquiridas por parte dos estudantes.
Os módulos vão sendo "visíveis" à medida que os prazos vão sendo atingidos, devendo seguir a calendarização estipulada.
Ao longo destes módulos os estudantes, são convidados a ter um papel activo no seu processo de aprendizagem, havendo oportunidade para trabalharem quer individualmente, quer em grupos de trabalho.
O método de comunicação dominante entre os diversos intervenientes na plataforma será assíncrono, através de mensagens postadas nos fóruns que acompanham as diversas actividades. Não está excluída a utilização de outras ferramentas não contempladas na plataforma, quer para a comunicação entre os estudantes quer para a realização/publicação de trabalhos, no entanto o endereço para as mesmas deverá figurar sempre nos fóruns criados para o efeito.
Para um percurso de aprendizagem de sucesso é esperado um elevado grau de motivação e participação por parte dos estudantes, sendo que o formador deverá neste campo assumir um papel fundamental. Deverá estar atento às participações individuais, promovendo a integração e o sentido de comunidade.
O formador deverá acompanhar todo o processo, participando sempre que necessário, sendo que deverá respeitar o espaço em que decorrem as interacções entre os estudantes.
As actividades propostas vão aumentando de forma gradual no grau de complexidade e exigência sendo que pretende promover uma adequada articulação entre a componente teórica e a realidade prática que os estudantes enfrentam na sua actividade profissional.
Na secção 1.6 Conteúdos Programáticos, serão apresentados os objectivos, conteúdos e metodologias a utilizar em cada um dos módulos e aprofundadas as abordagens pedagógicas escolhidas.

1.6 Conteúdos Programáticos


Módulo 0 - Módulo de Ambientação


Duração – 1 Semana

9 a 15 de Abril

Objectivos Pedagógicos
- Apresentar e induzir o manuseamento da plataforma de aprendizagem a utilizar;
- Familiarizar os formandos com as ferramentas disponibilizadas pela plataforma;
- Comunicar e interagir em ambiente online;
- Conhecer expectativas em relação ao curso;
- Criar um ambiente pedagógico favorável ao decorrer da acção formativa;
- Analisar e discutir o Contrato de Aprendizagem proposto.

Actividades
1- Actualização do Perfil com as informações básicas e inserção de foto na plataforma de aprendizagem
2- Apresentação individual no Fórum.
3-Comentário à apresentação dos colegas
4- Análise e discussão do Contrato de Aprendizagem

Orientações Detalhadas
1- Actualização do Perfil com as informações básicas e inserção de foto na plataforma de aprendizagem
2- Apresentação individual no Fórum, tendo em conta os seguintes aspectos:
• Breve apresentação individual do formando (ex: algumas informações básicas, caracteristicas pessoais, hobbies, gostos,etc.);
• Percursos académico e profissional;
• Motivações que o levaram a frequentar o curso;
• Breve reflexão sobre as expectativas pessoais e profissionais em relação ao mesmo.
3-Comentário à apresentação dos colegas
4- Os estudantes deverão analisar o Contrato de Aprendizagem, devendo dar a sua opinião sobre o mesmo no fórum criado para o efeito.

Avaliação
Este módulo terá um peso de 10% (2 valores) na avaliação final e versará sobre os seguintes aspectos:
- Cumprimento dos prazos estabelecidos
- Assiduidade no espaço de trabalho
- Interação com os colegas
- Participação nos Fóruns da Actividade

Abordagem Pedagógica
Este primeiro módulo assume especial relevância para o bom funcionamento do curso que decorre exclusivamente a distância. Assim sendo, é importante que o professor garanta que todos os estudantes acedem à plataforma e que são capazes de realizar a primeira actividade proposta.
Nesta primeira fase deverá estar especialmente atento à reacção e participação de todos os elementos, devendo intervir com assertividade sempre que seja solicitado ou considere necessário. Deverá estar preparado para solucionar de forma eficaz as dúvidas de cariz tecnológico que poderão surgir do processo de ambientação à plataforma.
No fórum destinado à apresentação, o professor deverá elaborar a sua própria apresentação tendo em conta os requisitos exigidos na realização da tarefa. Desta forma, os estudantes, poderão ter uma referência para a realização da tarefa.
Todos os espaços de comunicação (Fóruns) deverão ser consultados de forma regular por forma a que não perca o seguimento das actividades neles realizadas.

Módulo 1 – Programa Novas Oportunidades e CNO’s


Duração - 1 Semana

16 a 22 de Abril

Conteúdos Programáticos
- Missão e Organização do Programa Novas Oportunidades;
- Constituição da Equipa técnico-pedagógica;
- Etapas e Dimensões de Intervenção dos Centros de Novas Oportunidades.

Objectivos Pedagógicos
- Adquirir ou aprofundar conhecimentos sobre o Programa Novas Oportunidades;
- Compreender a missão dos Centros de Novas Oportunidades na implementação do Programa;
- Identificar funções inerentes ao papel dos Profissionais de Reconhecimento e Validação de Competências.
- Enquadrar o papel destes profissionais na estrutura e funcionamento da equipa técnico-pedagógica.
- Conhecer as etapas e dimensões de intervenção dos Centros de Novas Oportunidades.

Actividades
1- Consulta e exploração da bibliografia e material de apoio disponbilizados;
2- Constituição de uma equipa de trabalho, através da ferramenta Constituição das Equipas
3- Reflexão de grupo sobre temáticas propostas

Orientações Detalhadas
1- Consulta e exploração da bibliografia e material de apoio disponbilizados.
- Os formandos deverão consultar e explorar os seguintes materiais /referências de apoio
2- Constituição de uma equipa de trabalho, através da ferramenta Constituição das Equipas
3- Reflexão de grupo sobre temáticas propostas.
- Nesta segunda parte, os formandos deverão constituir grupos de trabalho, efectuando o registo no tópico Constituição de Equipas, onde encontrarão três temáticas à escolha:
• Missão e Princípios Orientadores
• Constituição da Equipa Técnico-Pedagógica
• Etapas e Dimensões de Intervenção
- Em grupo deverão construir colaborativamente uma reflexão acerca da temática seleccionada. A reflexão ou a ligação para a ferramenta onde a mesma se encontra, deve ser publicada no fórum de trabalho, num tópico que deverão criar para o efeito (Publicação da Actividade)
O processo de elaboração da tarefa deverá ser acompanhado pela participação e interacção dos participantes no fórum de grupo.
Os participantes deverão ainda comentar o trabalho realizado pelos restantes grupos nos tópicos de publicação

Avaliação
Este módulo terá um peso de 30% (6 valores) na avaliação final e versará sobre os seguintes aspectos:
- Cumprimento dos prazos estabelecidos
- Assiduidade no espaço de trabalho
- Interação com os colegas
- Qualidade do material produzido
- Contribuição individual para o trabalho de grupo

Abordagem Pedagógica
Procurou-se que nesta actividade, o grupo iniciasse o trabalho colaborativo, sendo por isso uma actividade a realizar em equipa.
Assim sendo, as actividades propostas deverão ter como resultado final a elaboração de um trabalho realizado em equipa. É dada a possibilidade aos estudantes de se inscreverem numa das temáticas propostas. Para o fazer, os estudantes dispõe de uma ferramenta que bloqueará automaticamente quando o grupo estiver preenchido. O trabalho, a realizar no fórum das equipas, deverá ser publicado no mesmo local num tópico que deverão abrir para o efeito.
A apresentação poderá ser feita numa ferramenta externa à plataforma, no entanto o link de acesso deverá figurar no tópico de publicação.
Nesta fase, o professor deverá conceder espaço para que os grupos trabalhem de forma autónoma. No entanto, é fundamental que acompanhe todo o processo e que suporte eventuais dificuldades que surjam.
No final desta actividade para além dos conhecimentos adquiridos, os estudantes deverão ser capazes de trabalhar colaborativamente em ambiente online e sentir-se confiantes na participação colectiva.


Módulo 2 A – O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) – Balanço de Competências

Duração - 1 Semana

23 a 29 de Abril

Conteúdos Programáticos
- O Balanço de Competências
- Referencial de Competências-Chave (Nível Secundário)
- Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (Narrativa Autobiografica e Compilação de trabalho produzido ao longo do percurso)

Objectivos Pedagógicos
- Compreender o processo de Balanço de Competências;
- Entender o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens e as suas componentes como resultado do Processo de Balanço de Competências.

Actividades
1- Consulta e exploração do vídeo disponibilizado;
2- Construção de uma reflexão individual
3- Publicação da reflexão produzida
4- Análise e comentário das reflexões dos colegas

Orientações Detalhadas
1- Os formandos deverão visualizar o filme “Aprendre a aprendre” disponível em http://www.youtube.com/watch?v=onQrYYFf2to
2- Construir uma reflexão individual com base no filme relacionando com o processo de Balanço de Competências.
3 - Publicar a reflexão elaborada, no fórum criado para o efeito ou disponibilizar o link para consulta do material produzido
4 - Analisar e comentar as reflexões elaboradas pelos colegas


Módulo 2 B – O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) – Narrativa Autobiográfica

Duração - 1 Semana

30 de Abril a 6 de Maio

Conteúdos Programáticos
-Balanço de Competências
- Referencial de Competências-Chave (Nível Secundário)
- Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (Narrativo Autobiografica e Compilação de trabalho produzido ao longo do percurso)

Objectivos Pedagógicos
- Conhecer e explorar o Referencial de Competências Chave;
- Compreender o processo de Balanço de Competências;
- Entender o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens e as suas componentes como resultado do Processo de Balanço de Competências.

Actividades
1 - Consulta e exploração do material disponibilizado
2 - Elaboração de um Guião de Auxílio à escrita da narrativa autobiográfica
3 - Publicação do Guião no Fórum da Actividade
4 - Reflexão Final do Percurso de Aprendizagem

Orientações Detalhadas
1 - Os formandos deverão explorar os materiais disponibilizados nomeadamente o Referencial de Competências Chave de Nível Secundário
2 - Com base no Referencial e nos conhecimentos adquiridos sobre o processo de Balanço de Competências, deverão elaborar um Guião de Apoio à escrita da narrativa autobiográfica.
3 - O recurso criado, deverá ser publicado no fórum de Apoio à Actividade em formato Word ou PDF ou outro à escolha, sendo que antes da sua realização é aconselhável que seja feita uma proposta concreta.
4 - A reflexão deverá ser publicada no fórum de Apoio à Actividade e incidir sobre o balanço que fazem do curso que agora terminam

Avaliação
Este módulo terá um peso de 60% (Actividade 2A – 30% (6 valores) + Actividade 2B – 30% (6 valores)) na avaliação final e versará sobre os seguintes aspectos:
- Cumprimento dos prazos estabelecidos
- Assiduidade no espaço de trabalho
- Interação com os colegas
- Qualidade do material produzido

Abordagem Pedagógica
O presente módulo encontra-se divido em duas grandes actividades. Nesta fase do percurso optou-se pela realização de trabalhos individuais, com o objectivo de melhor avaliar a aquisição de conhecimentos por parte de cada um dos estudantes. No entanto a discussão dos trabalhos resultado finais deverá continuar a ocorrer nos fóruns destinados.
É importante que o professor mantenha "vivos" os fóruns de discussão abrindo tópicos de discussão com "temas quentes" que estimulem o debate e suportem a aprendizagem. No entanto não deverá descurar a atenção ao trabalho que simultaneamente decorre de forma individual, utilizando os fóruns de Apoio às Actividades para dar sugestões e recursos adicionais que estimulem o processo de criação do trabalho a realizar.
A criação do Guião pressupõe uma maturação dos recursos disponibilizados, sendo um trabalho
A última tarefa, realização de uma reflexão permitirá ao professor aferir sobre as metodologias utilizadas e compreender que balanço os estudantes fazem de todo o processo.